São Paulo. A Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) lança, no dia 28 de março, em São Paulo, os guias Oportunidades Canadenses para Exportadores Brasileiros e Brazilian Opportunities for Canadian Exporters, que reúnem cerca de 250 produtos com potencial para abertura ou ampliação de mercado no Canadá e no Brasil.

O mapeamento inédito é resultado do cruzamento de dados oficiais do Sistema Harmonizado (HS), importações totais, ranking das importações, concentração de mercado, origem das importações, tamanho de mercado e estudos do Euromonitor International. Para tornar o estudo ainda mais completo, a equipe de Inteligência Comercial da CCBC avaliou as principais empresas e marcas, impostos e regulamentação.

Não integram o levantamento commodities e produtos líderes na balança comercial entre os dois países, como alumina calcinada e açúcar, no caso das exportações brasileiras, e cloretos de potássio e hulha betuminosa, no lado das importações. “Nosso objetivo foi revelar as oportunidades existentes para as pequenas e médias empresas”, afirma Paulo de Castro Reis, diretor de Relações Institucionais e Negócios da CCBC.

Além de grande importador, o Canadá possibilita acesso a outros países. O Brasil, por sua vez, é um dos maiores mercados globais. “Esperamos com este trabalho contribuir para incrementar as relações comerciais entre ambos”, afirma Castro Reis.

Tanto o Canadá quanto o Brasil vêm, nos últimos anos, ampliando seus parceiros internacionais. O fluxo comercial entre os dois países, que ficou em torno de US$ 4,5 bilhões em 2017, deverá crescer com a assinatura do acordo comercial entre o Canadá e o Mercosul – as negociações foram formalmente iniciadas neste mês.

Fonte: comexdobrasil.com